terça-feira, 9 de agosto de 2011

experimenta! experimenta!

Os escritores que conheço querem ser lidos, mas quando pergunto o que leem, costumam sair-se com Kafka, Dostoiévski, Clarice Lispector, Guimarães Rosa. Ou Drummond, Manuel Bandeira, Ezra Pound. Ou outro lote de escritores e poetas igualmente famosos e aclamados.

Abandone os clássicos por um tempo, adote uma postura de risco cultural e leia quem você nunca ouviu ser mencionado. Escolha um/a escritor/a pelo assunto da obra, pela capa, pelo som do sobrenome e embarque numa aventura de exploração. Deixe para lá esse esnobismo chato de só mencionar autores de sucesso e pontue suas conversas com  desconhecidos peculiares, esquisitos, diferentes.

Vá fuçar naquelas estantes lá no fundo das livrarias. Procure títulos interessantes que estão de pé nas estantes, só de lombada para você. Compre o que não é badalado, não é famoso, mas tem algo de intrigante.
Assim você contribui para quebrar essa cultura massificante de as livrarias e editoras acharem que só vale a pena investir nos autores já conhecidos e bons vendedores, nas obras que já vem com milhares de exemplares vendidos lá fora.

Você pode copiar essas sugestões e enviá-las aos amigos por email para ajudar a mudar a cultura preguiçosa e acomodada de as pessoas de só lerem e comprarem o que todo mundo lê e compra. Mas você pode também dar de presente livros que considera bacanas, de autores que seus amigos nunca ouviram falar.

Esse é um jeito simpático de não só impulsionar as vendas dos escritores desconhecidos que você descobriu e achou legais, como fazer com que os amigos prestem um pouco mais de atenção ao que existe de variado e brasileiro na nossa produção literária
.

estive pesquisando formas mais eficazes de divulgar um livro na internet (e fora dela) e encontrei as dicas acima na página http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva/component/content/article/5-home/10-por-laura-bacellar.html
é meio fantasioso achar que se impulsiona efetivamente as vendas de "autores desconhecidos" seguindo as dicas do site... mas não custa nada propor que as pessoas mudem um pouco seus conceitos (abandonem a preguiça) e arrisquem mais em suas leituras... tudo bem... eu mesma já encontrei belas porcarias desse jeito, mas também uma ou outra coisa muito boa. claro que é muito mais fácil e seguro ir direto aos bestsellers, por exemplo, mas pode ser muito prazeroso e divertido se surpreender com um livro sobre o qual nunca se ouviu resenha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário